domingo, 29 de abril de 2018

7 leguminosas, ricas em ferro, que não podem faltar na sua dieta

Ricas em ferro, cálcio, magnésio, fibras, descubra o poder das leguminosas
Apesar de possuírem o nome de leguminosas, esses alimentos são, na verdade, grãos contidos em vagens ricas em tecido fibroso. O nutricionista Gabriel Cairo Nunes explica como é importante que as leguminosas façam parte do cardápio diário por causa de todos os nutrientes presentes. Esses alimentos são ricos em Ferro principalmente, em Zinco, Cálcio, Fósforo, Potássio, Vitaminas do complexo B, em especial a B1, e ácido fólico.
Além disso, as leguminosas têm pouca gordura e muita fibra em sua composição.Isso faz com que elas causem uma sensação de saciedade no organismo. Sendo assim, a fome repentina e os picos glicêmicos ficam mais controlados, ajudando no controle da diabetes. As fibras presentes nesses grãos ainda previnem a constipação do organismo. A dica é substituir a carne vermelha por leguminosas em pelo menos três dias da semana.
O nutricionista complementa que combinando duas leguminosas a eficácia é ainda maior. "Muitas vezes observamos os vegetarianos ingerindo 2 tipos de leguminosas na mesma refeição, e isso tem uma razão, eles possuem bastante aminoácidos, mas não todos e por isso associa-se com outra leguminosa para que a ingestão seja suficiente", ressalta Gabriel.

Conheça as leguminosas mais ricas em ferro!

2. Soja: fornece proteínas, fibras, vitamina K, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco para o organismo.*
*em grão é muito saudável mas processada não recomendo.
3. Grão-de-bico: fonte de proteínas, fibras, minerais como ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B.
4. Lentilha: contém fibras solúveis e insolúveis, proteínas, magnésio, ferro, vitaminas do complexo B.
5. Amendoim: ferro, zinco e potássio são alguns dos sais minerais presentes nessa leguminosa, assim como vitaminas do complexo B.
6. Tremoços: tem um alto teor proteico além de conter fósforo, ferro, potássio, cálcio e vitaminas E e B.
7. Ervilha: grande quantidade de vitaminas do complexo B, de fibras e de minerais como fósforo, ferro, potássio e zinco.

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