domingo, 16 de outubro de 2016

Tratamento do Kefir de água



Passo 1:
Lavagem agressiva dos tibicos dentro do coador e debaixo da torneira. Rejeitei todo o micro kefir e resíduos de grãos ou grãos hiperminúsculos pela banca abaixo.
Passo 2:
Coloquei os tibicos numa bacia em água da torneira onde os esfreguei suavemente com as mãos para libertar resíduos e fui coando e voltando a lavar até a água sair límpida.
Passo 3:
Coei os grãos e na mesma bacia cobri-os com vinagre de cidra e deixei-os de molho durante cerca de 1h.
Passo 4:
Coei-os e voltei a lava-los debaixo da torneira e passei-os para um frasco só com água de nascente Ph 6, e deixei-os em jejum dentro do frigorífico em frasco fechado com tampa durante 3 dias. Ao segundo dia troquei a água mas mantive o jejum.
Passo 5:
Coei os grãos e voltei a pô-los no frasco cobertos com o dobro de rapadura da mesma quantidade em grãos e apenas água a cobrir. Fechei o frasco com tampa e guardei no escuro da dispensa durante mais 3 dias
Passo 6:
Devolvi os grãos ao activo.
Preparação com água de Monchique e 4 colheres de sopa de rapadura mais passas e pacote de chá de menta com canela.

Resultado:
Em menos de 24h quase duplicaram de tamanho, se por força da mistura ou se do tratamento ou vai ou racha não posso ter garantias de qual, mas que os grãos morenos e minorcas estão maiores, olá se estão!!!!

........

Rapadura é o açúcar mais puro de cana sem qualquer refinação. Eu compro em ervanária já moída, mas tradicionalmente a rapadura é vendida em blocos  




Rapadura é um doce de origem açoriana ou canária em forma de pequenos tijolos, com sabor e composição semelhantes ao açúcar mascavo. Fabricada em pequenos engenhos de açúcar, surgiu no século XVI como solução para transporte de açúcar em pequenas quantidades para uso individual.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...