sábado, 10 de agosto de 2013

Chás para Chakras

Chás – A energia das plantas que ajudam no equilíbrio emocional

 


As plantas com poder curativo (fitoterápicos) normalmente são utilizadas para tratar o físico, esse uso já é bastante conhecido, não somente como parte de uma tradição popular, como também, alvo de inúmeras pesquisas que tem comprovado o poder curativo de muitas dessas plantas.


No entanto, aqui vamos falar de outras qualidades e usos destas plantas. A Fito energética é uma abordagem diferente sobre o poder curativo das plantas. Na verdade trata-se do mesmo principio utilizado nas essências florais, onde se considera a energia ou vibração própria de cada uma dessas plantas, que vai além dos benefícios provindos dos seus componentes químicos e princípios ativos.


A energia de cada planta vai atuar em nosso campo energético (corpo etérico, sutil...) influenciando e elevando nosso nível vibratório para que este volte a sua harmonia. “As doenças, geralmente, não nascem no físico, mas na essência, na alma do ser, que é onde está presente o mundo de sentimentos e emoções.”(Gimenes, p. 29)


Energeticamente equilibrados o corpo também volta ao equilíbrio e harmonia que é percebida como um estado de saúde física-emocional.

Escolhi alguns chás bem conhecidos nossos. Chás que costumamos tomar, principalmente no inverno e que trazem benefícios que vão muito além de nos aquecer no frio, aquecem o coração e a alma. São todos chás facilmente encontrados e que podem ser usados em sachê (chás de caixinha).

Camomila


Atua no 3º chacra- Plexo Solar.


Função fito energética: limpa a raiva, o ódio, as mágoas; elimina a falta de fé. Acalma e relaxa sem dar sono. Útil em momentos de nervosismo e para pessoas agitadas ou hiperativas.

Canela

Atua em todos os chacras.

Função fito energética: elimina a falta de fé e a falta de amor, pois traz um sentimento de conexão com o criador. Promove o sentimento de gratidão, a empatia e a compreensão. Combate a birra, a rebeldia, a frieza e a insensibilidade.

Erva Doce

Atua no 3º chacra

 Função fito energética: promove o otimismo, a motivação, aumenta a coragem. Diminui a ansiedade e ajuda a organizar a mente no sentido de estabelecer prioridades. Bom para ser usado à noite, pois induz a uma leve sonolência.

Funcho
 
Atua no chacra laríngeo.

Função fito energética: promove o desejo de buscar o melhor de si mesmo, vontade de se aperfeiçoar, de trabalhar talentos e virtudes próprios. É um gerador de transformações internas que ajuda a cortar os laços com o passado.

Hortelã

Atua em todos os chacras.

Função fito energética: abre novos caminhos na vida. Ajuda a entender e trabalhar dificuldades com o pai. Combate a hipocrisia e a falsidade. Contribui nas mudanças de pensamento. Tem efeito analgésico, reduz o estresse, gera vitalidade energética.

Laranjeira

Atua no 2º chacra – umbilical
 
Função fito energética: possibilita maior estabilidade emocional, equilibra. Elimina a sensação de abandono e solidão. Ajuda a limpar memórias negativas do passado. Gera leveza para a alma; abre a consciência para o verdadeiro propósito na vida.

Maçã

Atua no 4º chacra- chacra cardíaco

Função fito energética: é um gerador de paz, pois proporciona bem estar, harmoniza emocionalmente, acalma, libera o sorriso. Incentiva o entendimento entre as pessoas.

Marcela

Atua no 3º chacra, o plexo solar.

Função fito energética: gera sentimento de segurança, ativa a coragem, cria esperança. Elimina maus hábitos. Possibilita a limpeza de ódios, mágoas e trabalha a capacidade de perdoar.

Melissa
 
Atua no chacra cardíaco.

Função fito energética: Ajuda a superar separações difíceis. Energia para aprender a amar e viver de forma mais leve. Elimina traumas de infância, traz consciência da infância para melhor entender o presente. Entendimento e compreensão dissipam a discórdia. Incentiva a honestidade em todas as relações.

Atenção: Não tomar o mesmo chá por mais de 15 dias. Alterne chás com benefícios parecidos. Não substitua o consumo de água por chás.

Material retirado do livro Fito energética: A energia das plantas no equilíbrio da alma, Bruno J. Guimenes – 2º Ed. 2007- Editora Borboletras- RS

 
Fonte: http://ashtarterapias.blogspot.pt/2012/07/chas-energia-das-plantas-que-ajudam-no.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...